Toda mulher tem o direito de se sentir bonita, em especial aquelas que foram submetidas a mastectomia, com remoção parcial ou total da mama. A mama representa a feminilidade, e tem um papel emocional e psico-social muito importante para as mulheres. Para isso, a reconstrução das mamas além de restaurar anatomicamente, contribui muito na melhora da autoestima das pacientes.

A reconstrução mamária é indicada para todas as mulheres submetidas à retirada parcial ou total da mama, com o objetivo de devolver o volume e o formato da mama perdidos com a mastectomia. O Dr. Felipe Rezende lembra que essa intervenção deve ser realizada num momento em que não interfira com o tratamento do câncer, portanto é uma questão discutida sempre em parceria com o oncologista.

O Dr. Felipe ressalta também que este procedimento pode ser realizado simultaneamente ao procedimento de retirada do tumor das mamas, ou alguns meses mais tarde, fato que na maioria das vezes depende da segurança na decisão da própria paciente.

A reconstrução é realizada basicamente através de 03 técnicas que são indicadas especificamente para cada caso. Os casos mais simples, onde são retirados poucos tecidos, a cirurgia plástica é mais simples pois coloca-se apenas uma prótese de silicone para a reconstrução da mama.
Já os casos em que houve maior remoção de tecido, o cirurgião geralmente implanta uma prótese com expansor, que irá aumentar o volume da pele gradativamente. Neste caso o expansor é retirado alguns meses depois e substituído por uma prótese de silicone definitiva.

Independente da técnica utilizada, o importante é manter a simetria entre as mamas e deixá-las o mais natural possível, para isso o cirurgião plástico Dr. Felipe Rezende teve o treinamento e a experiência fundamental para oferecer um resultado satisfatório. Ele lembra também que em alguns casos é necessário fazer a reconstrução da aréola e do mamilo, podendo ser realizada com enxerto e retalhos ou mesmo com tatuagem, criando assim uma nova aréola e mamilo, em tamanho, cor, textura e formato o mais parecido possível com o natural.

O resultado final da cirurgia plástica de reconstrução de mama na sua maioria é bastante satisfatório, minimizando o impacto físico e psicológico na vida da paciente.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?