As cicatrizes trazem grande preocupação para pacientes que se submetem à cirurgia plástica, sejam estas por estética ou reparadoras. Algumas porque ficam muito expostas e outras devido à sua extensão e tipo, podem trazer um incômodo maior. Primeiro devemos deixar claro que o processo cicatricial varia muito de um paciente para outro, e que cada área do corpo evolui de maneira diferente na sua cicatrização. Fatores como idade, genética, raça, exposição solar e diabetes podem interferir de forma negativa na cicatrização.

Existem vários tipos de cicatrizes sendo que as mais comuns são:
Alargadas; é uma das cicatrizes mais comuns, geralmente ocorrem em regiões do corpo que sofrem mais pressão como joelhos e cotovelos, ou em outras áreas quando a pele sofre estiramento.

Retraída ou deprimida; são cicatrizes mais profundas, pois se aderem aos tecidos mais profundos.

Discrômica; quando a cicatriz apresenta coloração diferente da tonalidade da pele.

Hipertróficas; é uma cicatriz mais elevada, mas que não ultrapassa os limites da incisão ou ferimento inicial.

Quelóides; são cicatrizes grossas, elevadas e com superfície lisa que ultrapassam os limites da incisão ou trauma inicial, invadindo a pele ao redor da cicatriz.

Dentro da cirurgia plástica existem vários métodos que amenizam as cicatrizes, sendo que o mais comum é a ressecção cirúrgica, que objetiva melhorar o aspecto estético da cicatriz. Embora as cicatrizes não possam ser removidas definitivamente, um bom Cirurgião Plástico como o Dr. Felipe Rezende, pode proporcionar um aspecto mais agradável à cicatriz, deixando-a menos evidente.

A ressecção cirúrgica pode ser feita com técnicas mais simples, como a retirada da cicatriz prévia e sutura ou com técnicas mais sofisticadas como a zetaplastia.

Porém para retirar a cicatriz é preciso antes avaliar o tamanho, a forma e a localização, bem como os riscos de infecção e tensão exagerada.

Como o processo cicatricial é variável em cada paciente e existem diversas técnicas para solucionar o problema, é necessário uma avaliação prévia pelo Dr. Felipe Rezende, que além de esclarecer todas as suas dúvidas, irá indicar o melhor tratamento para seu caso.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?